top of page

Entrevista com o Vídeomaker Addam Yamashita.


Há um tempo atrás conheci o trabalho do Addam um vídeomaker bem acima da média, desde o início quando vi o nível suas produções cheguei a conclusão de que ele não estava de brincadeira. Durante esse período tive a oportunidade de trocar várias ideias e participar de algumas produções. Recentemente o Addam se mudou do Espírito Santo para o Rio de Janeiro, para fazer parte da GBLAB uma das melhores produtoras de Vídeo Clipe do Brasil.


Lpas - Fale um pouco sobre você. Quem é o Addam?

Addam Yamashita - No presente momento acho que posso me definir como um contador de histórias em nascimento. Você não vê por aí diretores e story-tellers muito novos, se não me engano o diretor mais jovem a ganhar um Oscar foi Damien Chazelle aos seus 32 anos de idade. Mas quem é meu amigo próximo sabe bem que eu gosto de viver situações diferentes com a única finalidade de gerar uma história interessante sobre isso. No momento estou guardando e escrevendo essas histórias e treinando minha habilidade no audiovisual pra que no futuro possa explicar bem pra todos quem eu realmente sou, acho que ainda não é a hora, estou muito novo pra isso, rs.



Lpas - Como foi o início da sua carreira?

Addam Yamashita - Eu nasci numa família de artistas, minha mãe é designer e meu pai fotógrafo de moda. Quando eu tinha uns 11 anos meu pai não deixava ainda eu sequer encostar na câmera, porém, frequentemente eu pegava escondido e fazia meus experimentos. Não demorou muito pra ele perceber que eu tinha um dom naquilo, e acho que foi com 14 anos que eu produzi meu primeiro fashion-film. Ficou sensacional, o cliente gostou muito e depois disso comecei a pegar vários trampos na área da moda.



Lpas - Quando o foi que começou sua influencia pela cultura hip-hop?

Addam Yamashita - Em 2012 quando comecei a andar de skate. Consequentemente comecei a acompanhar as rodas de batalha que rolavam muitas vezes nas pistas e nas quadras que a gente andava. Mas o que eu consumia mesmo era os rap gringo e poucos artistas do início do Trap no Brasil tipo Cachorro Magro e Tropkillaz. Foi em 2014 que aconteceu a primeira festa da Redroom no Espírito Santo, meu pai e o Naio Rezende (fundador da Redroom) trabalhavam juntos nessa época e eu consegui alguns ingressos pra ir na festa, a line era justamente Cachorro Magro e Tropkillaz. Eu fiquei ALUCINADO pelo som e pela vibe do lugar aquele dia, uma das primeiras festas que eu realmente lembro de ter curtido de verdade. Desde então começaram a surgir muitos artistas espetaculares na cena e eu passei a entender muito mais a visão do rap, hoje é praticamente o único estilo que eu consumo.



Lpas - E aí, cara, como que você se jogou no mundo? Quais foram seus passos antes da decisão?

Addam Yamashita - Eu fazia vídeos de games pro YouTube logo que ele surgiu, ninguém entendia direito como funcionava esse lance de criação de conteúdo lá por volta de 2011, eu fazia porque gostava, e fui aprendendo assim, bem natural. Em 2016 eu havia terminado o Ensino Médio e comecei a enviar e-mails com o portfólio que eu havia criado pra todas as produtoras, até que a Fulltime Filmes respondeu e fui contratado de cara. Lá eu comecei a entender de fato como uma produção profissional de vídeos acontece, toda a logística, processo criativo, organograma e fluxograma. Desde então eu busco trabalhos que me forcem a aprender coisas novas, fui Analista e Criador de Conteúdo Visual na segunda maior universidade do Brasil (UVV), fiz trabalhos como freelancer remotamente pra Hong Kong, Tailândia, Estados Unidos e Dubai e muito mais. Em 2017, a Enxame Records começou a investir e ministrar alguns clipes de rap comigo, fizemos um material lindo que chamou a atenção da maior produtora de vídeo-clipe de rap do Brasil, a GB LAB. Fui chamado pra produzir com eles e agora estou lá com essa galera ANIMAL.



Lpas - Como é trabalhar em uma das melhores produtoras de vídeo clipe do pais?

Addam Yamashita - A GB LAB é uma revolução no mercado do rap, pois lá nós não estamos apenas fazendo clipes ordinários e sem sentido, somos um laboratório de ideias, todo mundo do time participa do processo de criação, e o nosso diretor Guilherme Brehm consegue com muito bom gosto pegar esse conjunto de ideias e criar um material de muito bom gosto de cunho profissional e cinematográfico.



Lpas - Quais os planos para o próximo ano?

Addam Yamashita - Pretendo continuar com a produção de videoclipes, tanto com a galera da GBLAB quanto com meus trabalhos autorais. Pretendo explorar a área do cinema, moda e publicidade também, e como sempre estudar pra aprender cada dia mais.




 
 
 

Comentários


bottom of page