10 dicas para produtores iniciantes
- Lucas Lpas
- 26 de abr. de 2019
- 4 min de leitura
Muitos produtores iniciantes sempre ficam com as mesmas dúvidas no início de sua carreia, essa matéria vai ajudar você a abrir a sua mente em relação ao esclarecimento de algumas dúvidas mais frequentes, falaremos também sobre algumas crenças limitantes que acabam atrasando um pouco a vida dos produtores. Separei 10 tópicos importantes baseado nas perguntas mais frequentes dentro do estúdio.

1. Não existe a melhor DAW (Digital Audio Wokstation).
Escolha uma e use-a (você pode testar um pouco de cada para descobrir qual é a melhor para você);
Os principais softwares de produção musical que são o FL Studio, Logic Pro e Ableton Live e o que eu mais recomendo é o Ableton Live, que inclusive é software que mais utilizamos nos cursos aqui da Enxame Records.
Todos os softwares de produção são pagos, porém, a própria fabricante do Ableton Live por exemplo, disponibiliza a opção de você fazer o download de uma versão de demonstração com 30 dias liberados para uso gratuito.

2. A segunda escolha mais importante depois da sua DAW é um par decente de headphones;
O fone de ouvido não precisa ser aquele mais top do mercado e desenvolvido para produção de música eletrônica.
Pode ser o mais simples e inclusive pode ser até mesmo o fone que você utiliza para tocar como DJ!
O fone de ouvido ainda pode ser substituído por qualquer caixa de som, mesmo as mais simples do mercado também.
Claro que utilizando um fone ou caixa de som simples você não vai ter uma noção perfeita de como a sua música vai soar de verdade, mas ao menos você vai ter uma noção de como a sua música está ficando, que é o mais importante !
Na verdade, mesmo que você compre fones de ouvidos ou monitores de referencia (caixas de som especiais para produção musical ) tops do mercado.

3- Ao contrário do senso comum, você não precisa de um Mac para produzir música;
Provavelmente você já possui um computador desktop ou notebook que sirva para produzir música eletrônica.
Muitas pessoas sempre discutem qual é melhor Windows ou Mac, fica sempre aquela dúvida mortal. Eu particularmente prefiro Mac, mas todos eles tem suas vantagens e desvantagens.
As configurações mínimas que eu recomendo que o computador que for ser utilizado para produção musical (independente de ser windows ou mac) são as seguintes:
Processador Core i5,
8 GigaBytes de memória Ram
HD de 500 GigaBytes.

4. Os plugins nativos da sua DAW são mais do que o suficiente para você começar;
Existem alguns plugins que podem ser utilizados para obter um som de qualidade, principalmente se usados de maneira correta. Aqui, o importante é usar também sua criatividade, combinando os plugins com ferramentas inusitadas, como por exemplo, um sidechain de um compressor ou de um gate. Mixando com plugins nativos e combinando estas diferentes técnicas, vamos conseguir uma mixagem de qualidade e um som com punch.

5. Mantenha a organização e nomeie seus projetos apropriadamente.
O primeiro passo para quem quer iniciar um projeto de áudio é organizar as pastas no seu computador, classificando-as por categorias. É importante também criar uma pasta para cada projeto com os elementos utilizados.
Dessa maneira o projeto fica organizado desde o início com pastas e subpastas, tudo no seu devido lugar, dando mais fluidez ao processo. No final você ganha tempo por não ter de ficar procurando arquivos que estão espalhados pelo computador.
6. Trabalhe com uma quantidade limitada de sintetizadores e plugins.
Comece pequeno e focado. Explore os limites de um sintetizador ou instrumento antes de passar para outro. Veja todos os seus plugins em uma pasta de “plugins favoritos” e fique com esses. Limitações criam criatividade!

7. Você só é tão bom quanto os seus ouvidos podem ser. Cuide e treine eles (use músicas como referência);
Todo o produtor precisa. De outra forma é como querer aprender outra linguagem sem praticar. Se não tivermos um ouvido apurado em música é como se fossemos cegos. Ouvimos a música, mas não sabemos as notas ou pelo menos os intervalos tocados. O bom da música é que podemos sentir-nos tocados por ela sem saber o que está a ser tocado. Isto é ótimo, mas como músicos precisamos de ter mais atenção ao que está a acontecer, assim como um cientista quando utiliza um microscópio.
8. Foque uma coisa de cada vez, produção musical é um campo muito amplo e diversificado;
Produção Músical no nível profissional leva tempo e precisa de muita camisa suada! Confesso que minha primeira música de verdade demorou muito tempo para ficar pronta. E não ficou lá aquelas coisas, mas mesmo assim, é bom você assimilar essa ideia de que você precisa de muito, mas MUITO esforço durante um tempo considerável para atingir um bom nível de produção.
“Ah mas eu conheço alguém que aprendeu a produzir em 1 mês e já está bombando”.
Ok! Eu não duvido. Pode ser que seja um talento, um dom de Deus. Mas a imensa maioria das pessoas, como eu, não nasce com isso e tem que ralar muito para chegar num nível razoável.

9. A maioria das coisas que você acha que precisa saber não importam.
Logo que você começa a produzir, se depara com um trilhão de assuntos que você precisa dominar. E eu advogo muito pela ideia de que você tem que, sim, compreender todos esses assuntos para se tornar um produtor completo.
Mas o fato é que você não precisa compreender cada detalhe do imenso universo da produção para produzir boas músicas. Um grande exemplo disso são os workshops de grandes artistas. Se você parar pra assistir, possivelmente vai perceber que vários desses artistas não dominam muitas coisas e dizem isso abertamente. Não tem nada de errado nisso! Eles são famosos mas não são gênios. Estão em evolução também.

10. O tempo e a dedicação são as únicas diferenças entre você e as pessoas que estão tendo sucesso agora.
Desde que você esteja empenhado na missão, batalhando pelo seu sonho todos os dias, o tempo é o que te separa dos grandes artistas. Simples assim!
Dê tempo ao tempo, seja gentil com a sua jornada, e continue firme na missão. Os resultados virão. Não hoje, nem amanhã e nem o mês que vem. Talvez nem nos próximos 5 anos. Mas eles virão, pode ter certeza! Aliás, você precisa ter essa certeza!
As relações humanas são extremamente importantes em qualquer área. Participar de um grupo, ter com quem contar, trocar experiências e compartilhar informações são atividades que vão te trazer resultados muito mais rápidos.
Pra galera que tem interesse em começar a produzir, temos diversos cursos presenciais disponíveis em nosso site segue o link enxamerecords.com.br/cursosetreinamentos, já são mais de 150 alunos que concluíram as nossas aulas particulares individuais, somando mais de 3000 mil horas no estúdio. Entre em contato e saiba mais sobre cursos e treinamentos.
Fonte:
https://ossia.com.br/mixando-com-plugins-nativos/
https://www.escolademusicaeletronica.com.br/os-3-equipamentos-para-produzir-musica-eletronica/
https://www.academiamusical.com.pt/tutoriais/treino-de-ouvido-basico-para-musicos/
http://topprodutor.com.br/10-fatos-sobre-producao-musical/
Comments